Os fatores de risco variam de acordo com a etiologia e com a idade de início dos diferentes tipos de demência. Alguns fatores de risco vão surgindo ao longo do ciclo de vida outros são mais comumente associados a períodos de vida mais avançados. Existem dois grupos de fatores de risco: não modificáveis e modificáveis.
Os fatores de risco não modificáveis são aqueles que não se alteram pela ação/intervenção da pessoa (p.e., idade, sexo, fatores genéticos). Atualmente, 60% dos fatores de risco de demência são não modificáveis. Dentro deste grupo, a idade consitutiu o maior fator de risco para desenvolver demência.
Os fatores de risco modificáveis são aqueles que são influenciados pelas estratégias que cada pessoa pode ir desenvolvendo ao longo da vida para reduzir o risco de desenvolver demência. Os fatores de risco não modificáveis representam 40% dos fatores de risco de demência, o que siginifca que 40% das demências podem ser prevenidas ou atrasadas. Neste grupo, incluem-se a diabetes, hipertensão, traumatismo cranioencefálico, fumar, poluição do ar, obesidade, sedentarismo, depressão, consumo excessivo de álcool, perda de audição, isolamento social, baixo nível educacional.
Brevemente disponível