Tipos de demência

Tipos de demência

As demências podem ser dividas clinicamente em:

– primárias ou neurodegenerativas;

– secundárias (a outras situações mórbidas – vascular, infeciosa, auto-imune, tóxica ou metabólica, traumática, psiquiátrica, tumoral…)

Demência de Alzheimer

A Demência de Alzheimer é o tipo mais frequente de demência e trata-se de uma doença neurodegenerativa que corresponde a 50 a 75% dos diagnósticos de demência, atingindo preferencialmente mulheres (2:1) e pessoas com mais de 65 anos.

Carateriza-se habitualmente pela perda progressiva da memória recente, desorientação temporo espacial, afetação da capacidade executiva e alteração da linguagem.

Demência de Corpos de Lewy

Corresponde a 15-30% dos casos diagnosticados de demência e atinge sobretudo homens. Carateriza-se por flutuação da capacidade cognitiva e alucinações visuais.

Demência Fronto-temporal (DFT)

A DFT corresponde a 10-15% dos casos diagnosticados de demência. Atinge habitualmente pessoas entre os 50 – 60 anos de idade, 40% das quais com história familiar de doença. Atinge igualmente homens e mulheres.

Carateriza-se por alterações da linguagem, alterações precoces de personalidade, desinibição, hiperoralidade, impulsividade, hiperfagia, hipersexualidade, colecionismo e ritualismo.

Demência Vascular

É o 2º tipo mais frequente de demência e a sua incidência aumenta com a idade. Trata-se de um síndrome demencial clínico com doença cerebrovascular documentada. Pode iniciar-se abruptamente após um AVC ou deteriorar-se “em degraus”. Carateriza-se pela flutuação do estado mental, confusão, incontinência emocional e associa-se a doenças como a hipertensão arterial, diabetes e doença cerebrovascular (AVCs).