Doutora Natália Duarte
Doutorada em Ciências Biomédicas
Nota biográfica
Doutorada em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP).
Colaborou com a Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UNIFAI/ICBAS-UP) de 2008 a 2014, onde participou em vários projetos I&D, na organização de eventos científicos e no desenvolvimento de ações de formação. Colaborou na Consulta de Gerontologia do CA50+ – Centro de Atendimento 50+ do ICBAS-UP. Experiência de docência no CTeSP em Psicogerontologia no Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração (ISCIA, Aveiro) e no CTeSP em Gerontologia e Cuidados de Longa Duração da Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM).
Investigadora no Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências (CIDIFAD) da Santa Casa da Misericórdia de Riba D’Ave e no Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS/RISE) da Universidade do Porto, da linha de investigação Ageing C.
Membro da equipa de vários projetos na área das demências: “habINdem – Habitats inclusivos para a demência” (apoiado pelo CENIE e co-financiado pelo programa de cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020), OLAIA – Mais vida na demência com natureza e arte (apoiado pela Fundação “la Caixa”), e “Centro de Avaliação da Capacidade de Condução para Pessoas com Défice Cognitivo” (apoiado pelo prémio BPI Senior).
Os seus principais interesses de investigação são o envelhecimento ativo e saudável, atividade física e cuidados inovadores para pessoas com demência.
Doutora Sara Alves
Doutorada em Ciências Biomédicas
Nota biográfica
Doutorada em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP).
Colaborou com a Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UNIFAI/ICBAS-UP) de 2010 a 2015, onde participou em vários projetos I&D, na organização de eventos científicos e no desenvolvimento de ações de formação. Experiência de docência no CTeSP em Psicogerontologia no Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração (ISCIA, Aveiro). Foi também docente da Licenciatura e Mestrado em Gerontologia Social do Instituto Superior de Serviço Social do Porto.
Atualmente, é investigadora no Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências (CIDIFAD) da Santa Casa da Misericórdia de Riba D’Ave e no Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS/RISE) da Universidade do Porto, da linha de investigação Ageing C.
Esteve envolvida na concepção, implementação e avaliação de vários projetos comunitários relacionados a cuidadores informais de idosos e de pessoas com demência, com financiamento nacional como por exemplo, “Cuidar em Casa”, “Cuidar de Quem Cuida II”, “CuiDem – Cuidados na Demência”, “Necessidades de Cuidados a Pessoas com Demência”, e com financiamento internacional como por exemplo, “Care4Dem”, “habINdem – Habitats Inclusivos para a demência”, “SINCALA”.
Atualmente, é Investigadora Principal do estudo de avaliação do projeto Olaia – Mais vida na demência com natureza e arte (apoiado pela Fundação “la Caixa”) e é membro de vários projetos como o “Centro de Avaliação da Capacidade de Condução para Pessoas com Défice Cognitivo” (apoiado pelo BPI/Fundação “la Caixa”), “Homedem – Codesign a home with dementia” (financiado pela União Europeia) , “iSFootprint” (financiado pela FCT).
Conta com publicações nas áreas da demência e dos cuidados informais a pessoas muito idosos, temáticas que constituem o seu principal foco de investigação.